Prefeito de Teresina participa de palestra sobre bio e neuromodulação para neurodivergências
O Prefeito de Teresina, Silvio Mendes, participou, na tarde desta quinta-feira (04), de uma palestra ministrada pelo Professor Salvatore Rinaldi, realizada no Metropolitan Hotel, Centro Sul. O evento abordou o tema “Tecnologia REAC de bio e neuromodulação das neurodivergências e outros desajustes funcionais”, e teve como público-alvo servidores da educação e da saúde, com o objetivo de aprimorar o atendimento e a qualidade do ensino oferecido pela Prefeitura Municipal.
Silvio comemorou a parceria e detalhou como funcionará o atendimento.
“Esse aqui é um presente dos maiores que a gente podia receber agora, nesse período de Natal. O professor Salvatore é um médico, pesquisador, mora em Florença, na Itália, e o destino botou ele no nosso caminho. Então, ele está fornecendo para nós dois equipamentos que ele desenvolve e fabrica lá, para ajudar as crianças, focando principalmente nos autistas, e, em um segundo momento, nas questões de depressão, suicídio, por exemplo. Iremos começar cuidando das crianças da rede municipal de ensino, e depois ampliaremos. Vai funcionar na Clínica Batista, e nós teremos uma agenda totalmente dedicada, com outros profissionais, para fazer o melhor por elas, para que elas possam se integrar. Só quem sabe desse problema é a família que tem uma criança com esse transtorno. É muito sofrimento, e a gente quer ajudar na integração da família e da sociedade”, disse.
O prefeito informou ainda que haverá uma reunião de alinhamento com a equipe para um melhor atendimento.
“Amanhã, vamos ter uma reunião administrativa para detalhar o funcionamento e o que tiver será usado, o que não tiver, a prefeitura vai providenciar. Para que seja permanente e duradouro, porque sempre haverá a quem se dedicar. A gente só tem a agradecer pela presença deles, pela sensibilidade. Ele é um homem, um humanista; são humanistas, são pessoas que fazem o bem”, concluiu.
O Professor Salvatore Rinaldi, explicou a necessidade de acolher essas crianças da melhor forma possível.
“A inclusão é, sem dúvida, um instrumento fundamental para a integração. No entanto, para que isso seja válido e possível, é essencial que ofereçamos às crianças a oportunidade de interagir da melhor forma possível. A verdadeira integração depende também de uma sociedade aberta, que acolha esse desafio e busque soluções. O que precisamos entender é que, para que a inclusão seja realmente eficaz, devemos criar mais possibilidades para que as crianças com neurodivergência possam interagir plenamente com as pessoas dispostas a aceitar e compreender essas diferenças. Atualmente, Teresina é a primeira cidade no Brasil a implementar protocolos terapêuticos avançados, oferecendo uma abordagem inovadora para o tratamento dessas crianças”, afirmou.
O secretário municipal de Educação de Teresina, Ismael Silva, também esteve presente e destacou a importância da iniciativa para melhorar ainda mais o atendimento a esse público.
“Este é um momento muito importante para a ampliação do atendimento dentro da rede municipal, especialmente para crianças com deficiência, como aquelas com autismo e TDAH. Essa nova parceria visa expandir ainda mais esse atendimento e garantir o fortalecimento do cuidado integral das nossas crianças na rede. Atualmente, temos mais de 4.500 crianças com autismo, diagnosticadas e com laudo, mas esse número é, na verdade, bem maior, considerando as crianças que ainda não tiveram acesso ao diagnóstico formal. É fundamental que possamos oferecer essa atenção, e quanto mais precoce for o tratamento, quanto mais cedo utilizarmos essas novas tecnologias, mais rápidos e eficazes serão os resultados, garantindo maior autonomia para essas crianças. O cuidado deve ser não apenas na área pedagógica, mas também no cuidado integral à saúde das nossas crianças”, finalizou.
O evento foi uma continuidade das atividades iniciadas pela manhã, com a inauguração do Espaço de Atendimento para Pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), a Clínica Batista Peggy Pemble, localizada no centro de Teresina.
A clínica contará com equipamentos inovadores, incluindo o aparelho REAC (Radio Electric Asymmetric Conveyer), que realiza estimulação de baixíssima frequência. Desenvolvido pelo próprio Dr. Salvatore Rinaldi, o dispositivo foi projetado para tratar uma série de transtornos, como TEA, TDAH, dislexia, além de questões emocionais como depressão. Dr. Rinaldi também acompanhará os casos com a colaboração de sua equipe do Instituto Rinaldi.
A instalação do espaço, o aparelho de alto custo e a disponibilização de dois profissionais qualificados para operar a tecnologia na clínica não geraram gastos aos cofres públicos.
Essa parceria visa aprimorar o atendimento à população e traz uma nova abordagem no tratamento de distúrbios neurológicos e emocionais, consolidando o compromisso da Prefeitura de Teresina com a inovação e o bem-estar da comunidade.
Fonte:Secom