18 / 11 / 2025 - 19h17
Médico e secretária são presos suspeitos de participar de desvio milionário

 

Um médico e sua secretária foram presos na manhã desta terça-feira (18), na cidade de Bom Jesus, a 600 km de Teresina, suspeitos de participar de um esquema de desvio de verbas da saúde pública no Piauí e na Bahia. Outras duas pessoas foram presas na cidade de Corrente, no extremo Sul do Piauí. Ao todo, a operação USG prendeu nove pessoas, incluindo vereadores, dois ex-secretários, médicos e empresários, nos dois estados. Os investigados são suspeitos de já terem desviado mais de R$ 12 milhões.

A investigação foi realizada pela Polícia Civil da Bahia que apurou que o núcleo central da organização era formado pelos ex-secretários municipais que, com auxílio de familiares e empresários, controlavam contratos de clínicas e laboratórios credenciados ao município. 

“Entre os envolvidos estão médicos apontados como sócios formais de empresas de fachada e diretores hospitalares responsáveis por validar procedimentos jamais realizados. Relatórios técnicos identificaram que clínicas credenciadas figuravam entre as utilizadas para viabilizar o esquema”, afirma a PC da Bahia. 

Segundo a PF, o mecanismo de fraude incluía a emissão de exames, plantões e atendimentos fictícios, além de lançamentos totalmente incompatíveis com a dinâmica assistencial do município. 

“Uma das irregularidades identificadas foi a quantidade de ultrassonografias, considerada nove vezes superior à média regional. Também foram constatados exames superfaturados, valores de medicamentos acima do teto da Anvisa, duplicidade de lançamentos e notas fiscais utilizadas para mascarar serviços inexistentes”, aponta a PC da Bahia.

Fonte:Cidadeverde.com

Publicidade