10 / 11 / 2025 - 10h04
Georgiano Neto vai retornar ao PSD para disputar a Câmara dos Deputados

 

O deputado estadual Georgiano Neto vai deixar o MDB e retornar ao PSD em março de 2026, período que marca a abertura da janela partidária. A decisão ocorre diante de sua intenção de disputar uma vaga na Câmara dos Deputados nas eleições do próximo ano. A mudança também acompanha a continuidade da fusão cruzada entre o PSD e o MDB para a formação das chapas proporcionais em 2026.

Em 2022, Georgiano Neto deixou o PSD e ingressou no MDB, partido pelo qual foi reeleito como o deputado estadual mais votado do Piauí naquele pleito. Agora, com a decisão do deputado federal Júlio César de concorrer ao Senado, Georgiano passa a mirar uma cadeira na Câmara Federal, representando a continuidade do grupo político ligado ao PSD.

Pelo acordo da fusão cruzada, os candidatos a deputado federal deverão se filiar ao PSD, enquanto os que irão concorrer a deputado estadual permanecerão no MDB. Dentro da estratégia da fusão cruzada entre PSD e MDB, a meta é que o MDB consiga eleger até 13 deputados estaduais em 2026, enquanto o PSD pretende conquistar quatro cadeiras na Câmara Federal.

Além disso, o planejamento inclui a busca pelas duas vagas ao Senado, com o objetivo de garantir a reeleição do senador Marcelo Castro e a eleição de Júlio César.

Fonte:GP1

Publicidade