Lula deve indicar Jorge Messias ao STF; Planalto nega anúncio e AGU fala em “especulação”
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva decidiu indicar o ministro da Advocacia-Geral da União, Jorge Messias, para o Supremo Tribunal Federal (STF), segundo apurou a coluna com cinco auxiliares e aliados do Planalto. Ele ocupará a vaga aberta com a aposentadoria antecipada de Luís Roberto Barroso, aos 67 anos — a idade-limite é 75.
A formalização deve ocorrer nos próximos dias. Após o anúncio, Messias será submetido a sabatina na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado e, em seguida, a votação no plenário.
Concursado como procurador da Fazenda Nacional desde 2007, Messias, 45, comanda a AGU desde janeiro de 2023. Foi subchefe para Assuntos Jurídicos da Presidência no governo Dilma Rousseff. Pela regra atual, poderá permanecer cerca de 30 anos no STF.
A indicação conta com apoio de lideranças do PT e reflete a proximidade de Lula com o chefe da AGU. Com isso, o presidente preteriu o nome do senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG), que era defendido por ministros do STF como Gilmar Mendes e Alexandre de Moraes.
Procurada, a Secretaria de Imprensa do Planalto disse que “não comenta indicações ao STF” e que não há anúncio previsto nesta quinta-feira (16). O próprio Jorge Messias afirmou que “não foi convidado para nada” e classificou as informações como “especulação”.
Fonte:HoraBrasília