15 / 10 / 2025 - 18h52
Governo Trump autoriza operações “letais” da CIA dentro da Venezuela

 

O governo dos Estados Unidos, liderado pelo presidente Donald Trump, autorizou a Agência Central de Inteligência (CIA) a conduzir operações secretas na Venezuela, incluindo ações de caráter letal. A informação foi revelada nesta quarta-feira (15) por autoridades americanas ao jornal The New York Times. Segundo a reportagem, a autorização concede à CIA poderes para realizar operações clandestinas no território venezuelano e em outras áreas do Caribe. As fontes ouvidas pelo periódico afirmam que a agência poderia agir contra o ditador Nicolás Maduro e integrantes de seu governo “unilateralmente ou em conjunto com uma operação militar maior”.

“O desdobramento ocorre em um momento em que as Forças Armadas dos EUA planejam sua própria possível escalada, elaborando opções para o presidente Trump considerar, incluindo ataques dentro da Venezuela”, destaca o NYT. A ofensiva americana ocorre em meio à operação militar lançada no final de agosto no Mar do Caribe, quando Washington enviou oito navios de guerra e um submarino nuclear para a região, sob o argumento de combater o narcotráfico. Além disso, caças F-35 foram deslocados para uma base aérea em Porto Rico para reforçar as ações contra cartéis de drogas que atuam na região.

Desde o início da operação, as forças americanas realizaram diversos ataques contra embarcações no Mar do Caribe, alegando que transportavam drogas de gangues venezuelanas. Segundo a Casa Branca, 27 traficantes foram mortos nessas ofensivas. As ações têm gerado críticas da comunidade internacional. A Organização das Nações Unidas (ONU) e organizações de direitos humanos questionam a legalidade dos ataques, enquanto o regime de Maduro classifica a iniciativa como uma “desculpa” para justificar uma possível intervenção militar dos Estados Unidos na Venezuela.

Fonte:GP1

Publicidade