03 / 10 / 2025 - 10h39
Gessivaldo Isaías confirma conversas avançadas para filiação ao PP

 

O deputado estadual Gessivaldo Isaías (Republicanos) confirmou diálogo avançado para se filiar ao Progressistas, diante da indefinição sobre a montagem de uma chapa estadual pelo Republicanos, partido ao qual está filiado atualmente. Segundo ele, a legenda ainda tenta articular uma formação competitiva, mas as dificuldades podem levar a sua migração.

Gessivaldo explicou que há consenso dentro do Republicanos em torno da chapa federal, com a candidatura de Ana Fidelis, que obteve mais de 22 mil votos na eleição passada, considerada natural para a disputa de deputada federal em 2026. No entanto, no caso da chapa proporcional estadual, o deputado avalia que não há garantia de condições para alcançar o coeficiente necessário. Ele destacou que o cálculo aponta para a necessidade de cerca de 80 mil votos, número inviável sem uma coligação ou chapa forte.

O parlamentar afirmou que, em caso de não formação da chapa estadual pelo Republicanos, sua tendência é buscar abrigo no Progressistas, partido com maior estrutura e viabilidade eleitoral. Ele ponderou, no entanto, que a política é dinâmica e que ainda mantém esforços para viabilizar uma composição no próprio Republicanos. “Se montássemos uma chapa no Republicano, no mínimo faríamos quatro ou cinco deputados estaduais, dependendo dos nomes que viessem. Mas se isso não acontecer, já existe um alinhamento com o Progressistas”, declarou.

Durante a entrevista, Gessivaldo também comentou a decisão do Supremo Tribunal Federal de manter as 30 vagas para a Assembleia Legislativa e as 10 vagas de deputados federais do Piauí em 2026. Para ele, a medida garante não apenas representatividade, mas também mais recursos para o Estado. “Em relação a uma vaga federal, estamos falando de quase R$ 100 milhões por ano. Se o Piauí tivesse perdido duas vagas, seriam quase R$ 200 milhões a menos em investimentos”, afirmou.

Fonte:Cidadeverde.com

Publicidade